Qualidade

Missão

A Bela Vista ao longo da sua história visou o crescimento de pessoas mais autênticas, capazes de comunicação e de inter-ajuda para a criação de novas formas de ser e estar.

Educar, Capacitar, e Proteger as crianças e famílias, com equidade e igualdade de oportunidades, na promoção de uma sociedade emocionalmente sã.

Procuramos criar ambientes que assegurem o bem-estar e a possibilidade de realização individual como condição essencial para o desenvolvimento/crescimento de crianças/famílias/grupos, que por qualquer situação deficitária se encontrem em risco ou em situação de privação.

Procuramos que faça parte do nosso quotidiano a preocupação pelo bem-estar de todos os que nos rodeiam, contribuindo para a construção de uma sociedade emocionalmente sã.

A nossa tarefa é desafiante pois estamos confrontados com a responsabilidade decisiva da melhoria das condições de vida das crianças, jovens e famílias e, porque, lidamos com o universo complexo do indivíduo e dos grupos, onde cada caso é único e cada solução deve ter em conta essa singularidade, descobrindo assim as suas próprias formas de SER e ESTAR.

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Procuramos na prática profissional ter sempre presente a Convenção dos Direitos da Criança no que toca:

  • Protecção – associada à identidade, à pertença, ao direito de ser protegida contra a discriminação e a violência;
  • Provisão – associada ao direito de aceder a certos benefícios e serviços: alimento, saúde, educação, segurança social, cuidados físicos, vida familiar, recreio e cultura;
  • Participação – o direito a ser consultada nas decisões relativas à sua própria vida, o direito de ter acesso à informação, à liberdade de expressão e opinião, o direito à participação social e à partilha da decisão nos seus contextos vivenciais.

Resumindo, o desenvolvimento da criança passa pelo reconhecimento do direito à sua identidade, raiz da sua singularidade e dignidade social.

Tanto ontem como amanhã, continuaremos a esforçarmo-nos no sentido de oferecer um serviço flexível e multifuncional, adoptando uma abordagem global relativamente às crianças, jovens e às famílias, reconhecendo a amplitude e interdependência das suas necessidades – prestação de cuidados, educação, saúde, socialização, apoio social e recreação.

Visão

Ser uma IPSS de referência na comunidade, continuando a responder às necessidades das crianças, jovens e famílias em geral, e das Pessoas e Grupos fragilizados em particular, prestando serviços de Qualidade, no sentido de contribuir para o desenvolvimento social do Concelho.

Pretendemos continuar a responder a novos desafios, proporcionando respostas sociais enquadradas nas necessidades da comunidade, dos seus utentes, mas também, dos seus colaboradores.

Valores

Os Valores pela qual a Bela Vista norteia a sua intervenção, passam pela:

✓ Tolerância
✓ Humanismo
✓ Igualdade
✓ Solidariedade
✓ Equidade
✓ Responsabilidade
✓ Ajuda
✓ Compreensão
✓ Respeito pelo outro

Política de Qualidade

A Bela Vista exerce as suas actividades, tendo por base os seguintes princípios:

  • Cumprir com os requisitos do SGQ e seus processos, assegurando a melhoria contínua e a sua eficácia;
  • Cumprir com os requisitos contratualmente estabelecidos com o Utente promovendo a sua constante satisfação e contribuindo para o seu crescimento pessoal e social;
  • Apostar em Respostas Sociais enquadradas nas necessidades da Comunidade;
  • Cumprir com os Requisitos Legais e/ou Outros Requisitos aplicáveis às suas atividades;
  • Apostar na parceria com fornecedores, no sentido de que assumam um compromisso de qualidade;
  • Apostar no envolvimento dos colaboradores como forma de melhoria do seu desempenho nas suas funções e no SGQ.

A Política da Qualidade é comunicada a todas as partes interessadas, e sempre que necessário, analisada para que se mantenha adequada ao cumprimento dos requisitos das partes interessadas e à melhoria do SGQ.

Objetivos da Qualidade

  1. Satisfazer as necessidades dos clientes, no âmbito dos serviços contratualizados, promovendo o desenvolvimento integral dos utentes e das famílias, no âmbito das suas competências parentais nas diversas dimensões da vida familiar;
  2. Assegurar a melhoria contínua e o desempenho dos serviços prestados;
  3. Dinamizar a comunicação entre os utentes/clientes e todas as partes interessadas, de forma a garantir satisfação, expectativas e relações privilegiadas;
  4. Participar e promover projetos/atividades/parcerias, com vista ao desenvolvimento das atividades e à sustentabilidade da própria organização;
  5. Promover o desenvolvimento de competências, formação contínua e motivação dos colaboradores, disponibilizando os meios e os recursos necessários para o desempenho das suas funções;

Os objetivos são medidos através dos indicadores estabelecidos para a monitorização de cada processo.

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Apoiado pelo Ministério da Educação

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Bela Vista com o Projeto Olhar o Futuro II

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