Missão
A Bela Vista ao longo da sua história visou o crescimento de pessoas mais autênticas, capazes de comunicação e de inter-ajuda para a criação de novas formas de ser e estar.
Procurou desde sempre, criar um ambiente que assegurasse o bem estar e a possibilidade de realização como condição essencial para facilitar a “construção” de grupos humanos, dando especial atenção às crianças/famílias/grupos, que por qualquer situação deficitária se encontrassem em risco ou em situação de privação.
Procuramos que faça parte do nosso quotidiano a preocupação pelo bem-estar de todos os que nos rodeiam, contribuindo para a construção de uma sociedade emocionalmente sã.
A nossa tarefa é desafiante pois estamos confrontados com a responsabilidade decisiva da melhoria das condições de vida das crianças, jovens e famílias e, porque, lidamos com o universo complexo do indivíduo e dos grupos, onde cada caso é único e cada solução deve ter em conta essa singularidade, descobrindo assim as suas próprias formas de SER e ESTAR.

Procuramos na prática profissional ter sempre presente a Convenção dos Direitos da Criança no que toca:
- Protecção – associada à identidade, à pertença, ao direito de ser protegida contra a discriminação e a violência;
- Provisão – associada ao direito de aceder a certos benefícios e serviços: alimento, saúde, educação, segurança social, cuidados físicos, vida familiar, recreio e cultura;
- Participação – o direito a ser consultada nas decisões relativas à sua própria vida, o direito de ter acesso à informação, à liberdade de expressão e opinião, o direito à participação social e à partilha da decisão nos seus contextos vivenciais.
Resumindo, o desenvolvimento da criança passa pelo reconhecimento do direito à sua identidade, raiz da sua singularidade e dignidade social.
Tanto ontem como amanhã, continuaremos a esforçarmo-nos no sentido de oferecer um serviço flexível e multifuncional, adoptando uma abordagem global relativamente às crianças, jovens e às famílias, reconhecendo a amplitude e interdependência das suas necessidades – prestação de cuidados, educação, saúde, socialização, apoio social e recreação.
Visão
Ser uma IPSS de referência na comunidade, continuando a responder às necessidades das crianças, jovens e famílias em geral, e das Pessoas e Grupos fragilizados em particular, prestando serviços de Qualidade, no sentido de contribuir para o desenvolvimento social do Concelho.
Pretendemos continuar a responder a novos desafios, proporcionando respostas sociais enquadradas nas necessidades da comunidade, dos seus utentes, mas também, dos seus colaboradores.
Política de Qualidade
A Bela Vista exerce as suas actividades, tendo por base os seguintes princípios:
Cumprir com os requisitos do SGQ e seus processos, assegurando a melhoria contínua e a sua eficácia;
- Cumprir com os requisitos contratualmente estabelecidos com o Utente promovendo a sua constante satisfação e contribuindo para o seu crescimento pessoal e social;
- Apostar em Respostas Sociais enquadradas nas necessidades da Comunidade;
- Cumprir com os Requisitos Legais e/ou Outros Requisitos aplicáveis às suas actividades;
- Apostar na parceria com fornecedores, no sentido de que assumam um compromisso de qualidade;
- Apostar no envolvimento dos colaboradores como forma de melhoria do seu desempenho nas suas funções e no SGQ.
Objetivos de Qualidade
- Dinamizar a comunicação entre os utentes/ clientes, familiares e comunidade, de forma a garantir a sua satisfação e expectativas;
- Melhorar a eficácia do Sistema da Qualidade;
- Assegurar a melhoria contínua da qualidade dos serviços;
- Participar e promover projetos/atividades, com vista à resolução dos problemas identificados e à sustentabilidade da própria organização;
- Desenvolver um sistema de relações privilegiadas com utentes/clientes, fornecedores, outras instituições e com a comunidade;
- Assegurar as competências, formação contínua e motivação dos colaboradores.
Estes objectivos são revistos e quantificados anualmente no decorrer da revisão do sistema da qualidade.