Bela Vista Centro de Educação Integrada de Águeda - ATL, CAFAP, Creche Familiar, Formação Inserção Social, Jardim de Infância
Os cookies ajudam-nos a melhorar os nossos serviços. Ao navegar neste website, concorda com a nossa utilização de cookies. Saber mais. / Compreendi.
Bela Vista Centro de Educação Integrada de Águeda - ATL, CAFAP, Creche Familiar, Formação Inserção Social, Jardim de Infância
Instalar Flash Player
Belavista
Belavista
CrecheCreche FamiliarJardim de InfânciaATLCAFAPFormação / Inserção Social
Belavista
Belavista
CAFAP

Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental - CAFAP


O CAFAP direcciona a sua acção para uma intervenção preventiva no apoio a crianças, jovens e famílias em situação de crise e/ou em risco, no concelho de Águeda, desenvolvendo estratégias de intervenção num processo de sinalização, encaminhamento, apoio domiciliário e animação de grupos.
A acção centra-se na Família enquanto principal promotora do seu desenvolvimento, cabendo à equipa, através de uma relação colaborativa, promover o acesso aos recursos existentes e facilitar a sua autonomização.

Pretende-se com esta intervenção ajudar a família na tomada de decisões, na resolução de problemas, na gestão de conflitos e na procura de soluções.
 

Metodologia


Identificação das necessidades e aspirações da família para determinar o que é que a família considera suficientemente importante para empregar o seu tempo e energia;

Determinação da forma de funcionamento da família, para identificar a forma como lida com as situações do dia-a-dia, atribulações e quais os aspectos da família que têm um bom funcionamento;
O envolvimento social da família é delineado, para identificar recursos existentes e fontes potenciais de ajuda que possam ser mobilizados para ir de encontro às suas necessidades e aspirações.

 

Actividades com Jovens:

 

A Instituição foi percebendo ao longo da sua intervenção, a importância de fomentar redes de apoio informal com jovens e crianças. Desta forma, trabalha com um grupo de jovens semanalmente e durante os períodos de pausas lectivas, de forma a dar continuidade a um trabalho em que se quer promover relações de proximidade, na construção de uma identidade entre os diferentes elementos do grupo. Este encontro permite à equipa estar atenta a situações de risco, acompanhar a situação escolar e a ser figura de referência e de apoio, favorecendo uma intervenção mais preventiva.
Em períodos de férias escolares, as crianças e jovens encontram-se em maior exposição a situações de risco, relacionada com diversos factores nomeadamente: a inexistência/ escassez de estruturas alternativas à escola, aos contextos habitacionais e à dinâmica existente na maioria das famílias acompanhadas.
Neste sentido, tem-se desenvolvido um conjunto de actividades, permitindo às crianças e jovens participar em experiências ricas, diversas e em diferentes espaços de socialização.
Tendo como ponto de partida uma atitude preventiva e pretendendo criar condições de resiliência nas crianças e jovens acompanhados, a planificação das actividades pretende ir de encontro aos interesses do grupo, sendo os objectivos fomentar redes de relações entre os pares, desenvolver competências pessoais e sociais através da ocupação saudável de tempos livres.
Para além da redução das situações de risco e da promoção da inclusão, é nosso objectivo sensibilizar as crianças e jovens para questões pertinentes, de forma a, alterar hábitos e comportamentos, com vista a contribuir para uma sociedade cada vez mais consciente dos problemas e desafios do presente e futuro próximo e, ao mesmo tempo participativa.

Ver Regulamento Interno

 



Belavista