Bela Vista Centro de Educao Integrada de gueda - ATL, CAFAP, Creche Familiar, Formao Insero Social, Jardim de Infncia
Os cookies ajudam-nos a melhorar os nossos servios. Ao navegar neste website, concorda com a nossa utilizao de cookies. Saber mais. / Compreendi.
Bela Vista Centro de Educao Integrada de gueda - ATL, CAFAP, Creche Familiar, Formao Insero Social, Jardim de Infncia
Instalar Flash Player
Belavista
Belavista
CrecheCreche FamiliarJardim de InfnciaATLCAFAPFormao / Insero Social
Belavista
Belavista
Formao / Insero Social

No âmbito do acompanhamento familiar e após levantamento das necessidades e recursos dos diferentes elementos que compõem o agregado familiar, procura-se sensibilizar a família para a importância da escola, da formação e do trabalho na vida pessoal, familiar e social.

Cada vez mais, as necessidades de escolaridade e de formação contribuem para a integração sócio profissional. Neste sentido, é preocupação nossa incentivar os pais, crianças e jovens para a importância da escola nas suas vidas, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento integral do indivíduo.
Algumas das crianças e jovens que acompanhamos têm dificuldades de aprendizagem o que muitas vezes leva ao insucesso escolar e à posteriori ao abandono da escola. Estas situações implicam uma intervenção, no sentido de, valorizar a escola, valorizar a criança/jovem e de procurar integrar, especialmente os jovens, em percursos educativos que passem por cursos tecnológicos ou socioprofissionais, contribuindo para a (re) integração escolar/formativa e desta forma, minimizar os impactos do insucesso e combater o abandono escolar.

Por outro lado, temos uma população adulta com um nível baixo de escolaridade e sem formação específica, nomeadamente ao nível do sexo feminino. São as mulheres sem dúvida as que vão tendo maior dificuldades em se integrar no mercado de trabalho. Os homens apesar de tudo vão encontrando “nichos” de trabalho, muitas vezes informais (sem vinculo laboral) e instáveis, mas que são a principal e única fonte de rendimento do agregado.

Na intervenção que fazemos procuramos desde logo identificar interesses no sentido de trabalhar algumas competências pessoais e sociais, encaminhar para espaços de formação educativa e/ou profissional e incentivar para a procura de trabalho e/ou (re) inserção profissional como forma de contribuir para a qualidade de vida da sua família.

Foi com base nestas preocupações que desde sempre fomos dinamizando grupos de mães com o objectivo de trabalhar as competências pessoais e sociais…



Belavista