As Parcerias e o trabalho em Rede visam a articulação e cooperação institucional, a complementaridade, nomeadamente no plano da programação, do reforço de parcerias entre as esferas pública e privada para uma mais eficaz potenciação de recursos e eficácia das suas respostas.
A Bela Vista procura estar aberta ao trabalho em rede, criando e promovendo parcerias, que nos permitam, também a nós, refletir sobre questões e problemáticas importantes para o nosso crescimento interno e externo, e, na procura soluções que possam responder às mesmas.
Cada vez mais urge desenvolver um trabalho que permita a promoção dos recursos existentes, bem como, a potenciação das suas respostas.
Estas parcerias vão sendo estabelecidas de forma mais ou menos formal, como por exemplo:
1. Integração de Equipas Multidisciplinares de modo a refletir e contribuir para a eficácia das respostas dadas e para a promoção do trabalho em rede e ou de projetos:
- Rede Social/Núcleo Executivo;
- Conselho Municipal de Educação;
- Conselho Municipal da Juventude - CAFAP;
- Conselho Geral – Agrupamento de Escolas de Águeda;
- Rede Europeia Anti Pobreza – EAPN;
- Rede Nacional de CAFAP’s;
- Colaborar com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Águeda - CAFAP.
2. Estabelecer Parcerias/Protocolos com:
- Câmara Municipal de Águeda:
- Protocolo no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular/AEC’s, com a colocação de 3 professores de atividade física e desportiva, no Agrupamento de Escolas de Águeda;
- Protocolo no âmbito das Refeições Escolares para as crianças do 1º ciclo;
- Protocolo no âmbito do projeto “Brincar na Alta Vila” – Creche
- Projeto Piloto “De mãos dadas com as Palavras” em parceria com a Biblioteca Municipal Manuel Alegre – Creche;
- D’Orfeu – Sessões de Teatro; Projeto Oca, projeto na área performativa - CATL;
- Centro de Saúde de Águeda:
- Projeto “Escutar os Silêncios” – no âmbito da violência doméstica, com o objetivo de encaminhar vítimas de violência com filhos menores a cargo para a resposta social CAFAP;
- Projeto “Cres(Ser)” – Projeto piloto desenvolvido pelo Centro de Saúde de Águeda no âmbito do Programa Regional de Saúde Mental da ARS Centro, o Cres(SER) tem como público alvo as crianças dos zero aos três anos e respetivas famílias, bem como o setor da saúde e educação. No âmbito do trabalho com o setor da educação tem sido fundamental o apoio do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro / CIDTFF. Pretende-se com o projeto o desenvolvimento de práticas pedagógicas de qualidade em Creche. - Projeto BE Be-Inclusive, do Programa Erasmus +, transnacional, em parceria com a Universidade de Aveiro, Ghent/Bélgica e Requiavique/Islandia, e com a instituição Shalom e mais 2 instituições de cada uma das cidades mencionadas, cujo objetivo é identificar boas práticas no trabalho com crianças com necessidades especiais e com pais para a Inclusão. Sermos um centro de Educação e Cuidado de alta qualidade.
3. Outras parcerias
Parceria com a Associação Entre Ajuda
Banco Local de Voluntariado - integração de voluntários
Com o trabalho em rede e projetos, procuramos desenvolver uma série de intervenções, mais ou menos formais, de forma a intervir nas situações sinalizados como Risco, minimizando o impacto da pobreza e exclusão social sobre o desenvolvimento da criança, jovens e família.
Procuramos fazer parte de espaços que permitam a Reflexão de problemas, preocupações, mas acima de tudo, onde possamos (re)pensar a nossa prática permitindo-nos avaliar, reformular e/ou direcionar o trabalho que vamos desenvolvendo e em conjunto refletir e construir, um caminho comum.